Facebook Marketing

O Facebook hoje já conta com quase 1,5 bilhão de usuários cadastrados. Isso representa metade das 3 bilhões de pessoas que estão diariamente conectadas à internet, segundo a ONU. Aqui no Brasil há dados que confirmam que aproximadamente 45% da população total do país entra no Facebook ao menos uma vez por dia. A partir dessas informações podemos tirar uma importante conclusão: a sua empresa precisa estar presente, caso queira crescer tanto financeira quanto popularmente.

O Facebook é uma ferramenta incrível de marketing digital que pode fazer com que sua empresa de pequeno ou médio porte alcance um tipo sucesso antes só alcançado por as gigantes do mercado. Um bom gerenciamento digital pode fazer o sucesso de uma empresa.

Mas, assim como em toda ferramenta digital, no Facebook é necessária a criação e implementação de estratégias pensadas detalhadamente para cada caso específico. O gerenciamento online de uma empresa vai muito além de criar uma simples página e colocar imagens bonitas com frases de efeito. Para gerenciar e fazer uma página crescer é de suma importância ter conhecimento sobre produção de conteúdo, monitoramento de resultados e mensuração de dados. E é por isso que estamos aqui.

Aqui na Agência Alafia uma das nossas especialidades é o gerenciamento de páginas do Facebook. Além da criação de posts com textos interessantes e imagens dinâmicas, temos muita experiência com o uso do Facebook Ads.

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O que é o Facebook Ads?

Quando você tem uma certa quantidade de curtidores em sua página e posta algum conteúdo, o Facebook, estrategicamente, só mostra seu conteúdo para uma pequena parcela de curtidores. Isso acontece porque uma das maiores reclamações antigas da rede social era de que as timelines dos usuários eram cheias de propagandas e conteúdos pouco relevantes para ela naquele momento. Para resolver esse problema, os técnicos do Facebook desenvolveram um algoritmo que seleciona o que considera relevante para o usuário e nessa “peneira” o seu conteúdo muitas vezes é barrado e acaba não chegando aos seus curtidores.

Mas foi aí que outra demanda surgiu. Os donos de páginas queriam que seu conteúdo chegasse sim a seus clientes/curtidores e Mark Zuckerberg viu uma boa oportunidade de lucro nessa área. E assim nasceu o Facebook Ads, que é, resumidamente, uma forma de fazer com que mais pessoas recebam o conteúdo que você postou. Esse tipo de divulgação é, geralmente, feito por posts e é nisso que somos mais especializados.

No momento de configurar os anúncios, pessoas inexperientes simplesmente impulsionam seu conteúdo sem ao menos entender o que estão fazendo e, por fim, acabam basicamente jogando dinheiro fora. Para que uma campanha no Facebook é preciso utilizar técnicas específicas de segmentação.

amamos-social6O que é segmentação?

Como citado acima, pessoas leigas, em sua falta de conhecimento na área, fazem um simples impulsionamento de seus posts ou página e esperam que milagres aconteçam. É óbvio que algum resultado pode sim vir disso, mas porque lucrar 10% se você pode lucrar 200%?

A segmentação é uma técnica utilizada no momento da criação da campanha de divulgação. Não é um simples impulsionamento genérico, pois através da segmentação é possível fazer uma seleção bem específica para quem seu anúncio será exibido. Ao fazer um cadastro na rede social, as pessoas são obrigadas a inserir dados básicos, como seu gênero, idade, localidade e outros. É a partir dessas informações que o Facebook direciona para elas o conteúdo que as interessa e é assim que o seu conteúdo vai ser exibido para o seu público alvo.

Além dessas informações básicas, o Facebook também tem acesso a, provavelmente, tudo que você faz dentro (e às vezes até fora) dele. Então, ele sabe que você comenta sobre animais fofinhos, sobre algum filme que está ansioso para ver, sobre alguma maquiagem que quer aprender a fazer etc. É assim que é possível segmentar ainda mais quais conteúdos serão exibidos para você.

Todo esse trabalho deve ser feito com muita pesquisa e análise de dados, por causa das inúmeras variáveis envolvidas no processo. Quando feito por quem entende o que está fazendo, o Facebook Marketing só traz benefícios para o usuário e, nos dias de hoje, é um serviço essencial para quem quer sobreviver na competição do mundo online.