Garoto de 14 anos é preso por sequestrar computadores

Garoto de 14 anos é preso por sequestrar computadoresRecentemente muitos computadores têm sido vítimas de ataques de vírus que “sequestram” as máquinas. Eles codificam todos os seus arquivos e bloqueiam seu acesso, que será liberado somente mediante a um pagamento de uma quantia específica.

Muitos vírus diferentes foram criados, e identificar sua origem é extremamente difícil, já que quem os cria geralmente tem grande conhecimento na área e dificilmente se deixará ser rastreado. Mas isso não quer dizer que seja impossível.

No dia 6 de junho de 2017 a polícia japonesa, através de técnicas não divulgadas, identificou e prendeu, pela primeira vez, um garoto responsável pela criação de propagação de um ransomware. Ele é um jovem de 14 anos, morador da província de Osaka, no Japão, e criou a ameaça através de códigos criptográficos abertos.

Segundo ele, sua intenção nunca foi prejudicar as pessoas, mas sim testar suas habilidades de programador. Estima-se que ao menos 100 pessoas foram atingidas pelo vírus, que foi propagado por meio de mídias sociais e estava hospedado em servidores fora do Japão.

Até o momento não se sabe se alguma das vítimas do adolescente fez o pagamento exigido para ter acesso a seus arquivos.

Fonte: TecMundo